twitter
    Saiba o que estou fazendo, Follow Me :)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Prática Alimentar de Adolescentes



Todas as transformações da adolescência têm efeito sobre o comportamento alimentar, influenciadas por fatores internos, auto-imagem, necessidades fisiológicas e saúde individual, valores, preferências e desenvolvimento psicossocial; e por fatores externos, hábitos familiares, amigos, valores e regras sociais e culturais, mídia, modismos, experiências e conhecimentos do indivíduo (Farthing, 1991).
A família é a primeira instituição que tem ação sobre os hábitos do indivíduo.  É responsável pela compra e preparo dos alimentos em casa, transmitindo seus hábitos alimentares às crianças.
Os adolescentes passam, gradativamente, maior tempo fora de casa, na escola e com os amigos que, também, influenciam na escolha dos alimentos e estabelecem o que é socialmente aceito.
É característica da alimentação desses jovens (e da vida moderna) o consumo de lanches e fast foods, entre as refeições . Esta atitude pode ser justificada pela falta de tempo disponível para dedicar a uma refeição, preferências individuais, modismo e por ser uma refeição que pode ser feita com os amigos.
            O impacto nutricional dos lanches e fast foods pode ser influenciado por alguns fatores como, a freqüência de consumo e valores nutricionais dos alimentos escolhidos. Tais preparações podem ser aceitáveis, quando parte de uma dieta adequada e balanceada mas, geralmente apresentam alta quantidade de energia e baixa quantidade de ferro, cálcio, vitamina A e fibras (Bull, 1988).
Muitas vezes, os adolescentes consomem refeições de modo irregular e tendem a “pular” refeições, principalmente o desjejum (Bull, 1988; Andersen et al., 1995). Isso é mais freqüente entre as meninas como forma de perder peso (Bull, 1988; Sargent et al., 1994; French et al., 1995).

0 comentários:

Postar um comentário